Comprometimento e Veracidade da Informação

 

 

A secretária trabalha diariamente com informações e fontes por isto é necessário certo cuidado, isso significa que é uma profissão que demanda sigilo rigoroso, pois seu cargo é considerado de extrema responsabilidade, sempre exigindo um comportamento profissional ético, entretanto é ela quem representa a imagem da empresa, é o elo entre a empresa e o mercado, logo sua conduta deve ser de extrema confiança.

Para uma secretária todo cuidado é pouco perante as informações, porém a profissional ao utilizar estes recursos deve:

·      Analisar o que esta sendo dito sobre um produto e verificar se é verídica a informação  sobre o mesmo;

·      Observar todos os detalhes necessários; e

·      Repassar a informação sem aumentar ou diminuir.

Ao fornecer uma informação, seja ela por telefone, internet ou até mesmo pessoalmente tende a ser feitos corretamente, para que possíveis constrangimentos não ocorram após. É preciso uma série de atitudes e posturas a serem adotadas, como:

  

·  Lealdade ao chefe e á empresa;

·  Guardar segredo profissional e sigilo as informações;

·  Descrição no desempenho de suas atividades;

·  Cumprir e respeitar as normas da empresa; e

·  Não delegar ao colega a realização de um trabalho confidencial que lhe foi confiado.

 

A informação é extremamente importante e deve ser adquirida da melhor maneira possível, sendo clara e transparente. Quem recebe tende ter consciência de que cada um obtém as informações de uma maneira; pois a diferenças entre as pessoas com relação ao que falam, como falam e como interpretam o que ouvem. Enfim, como a própria origem do nome indica, “secretária” deriva “secreta”: ela deve fazer jus a esse nome e saber sempre ser discreta .