A secretária no atendimento ao cliente
Em um mundo inteiramente conectado e com muitas informações, os clientes se apresentam cada vez mais exigentes e seletivos. Ignorar as reclamações e descuidar-se do bom atendimento só vai aumentar as estatísticas de desaparecimento de empresas.
O atendimento ao cliente é satisfazer a necessidade do mesmo, utilizando a excelência tratando-o sempre bem. Assim diante de uma reclamação o ideal é amenizar o problema de imediato, não impondo desculpas para não solucionar, e sim, estabelecendo um plano de ação que identifique a origem do problema, procurando sempre transmitir seriedade e segurança.
A empresa precisa reconhecer a insatisfação do cliente como uma oportunidade de melhoria.
Hoje a secretária pode ser defina como: “gestora de processos e pessoas em parceria com seu executivo e sua organização”. Pensando nisso, cabe a secretária atuar como um “filtro” no seu local de trabalho, onde ela mesma resolverá alguns casos sem que precise levar pequenos problemas para o executivo (a). Tornando-se uma ponte entre os clientes internos e externos e seu superior.
Participando cada vez mais no dia-a-dia da empresa e dos negócios, capaz de agir estrategicamente, compreender as dinâmicas de todos os projetos com os quais o executivo esteja comprometido, ela é uma coordenadora de informações e não apenas uma cumpridora eficiente e rápida de ordens e solicitações.
Utilizando sua bagagem intelectual, as técnicas secretariais, administrando relacionamentos e conflitos e sendo o elo entre a empresa e os clientes.
O profissional de secretariado trabalha para a organização e não só para o executivo, conhece a filosofia, a cultura e o clima da empresa. Tendo consciência que muitas vezes a sua postura irá refletir a realidade de toda uma organização, bem como, fortalecer ou prejudicar a imagem da empresa, ela precisa ter ética, flexibilidade, paciência e habilidade para agir corretamente diante de várias situações com clientes, pois eles são a razão de ser da empresa.
Assista agora ao um vídeo divertido, onde mostra os sete pecados capitais de uma secretária, ou seja, aquilo que ela sempre deve evitar:
Lembre-se: o atendimento faz a diferença.
Para a secretária, a satisfação total dos clientes internos e externos deve ser o seu principal objetivo.
Comportamentos, posturas, perfil facilitador e empreendedor e ser versátil é indispensável a todos que exercem suas funções em empresas públicas ou privadas, proporcionando recursos para maximizar seu trabalho e promover o crescimento constante.